MACACÃO OFICIAL

Marcos Pontes
04/11/2005

Milhões de brasileiros assistiram a reportagem do Fantástico mostrando um dos inúmeros testes aos quais tenho sido submetido aqui na Cidade das Estrelas, em treinamento para executar, representando o nosso País, a primeira missão científica tripulada brasileira em março de 2006.

Nesses últimos tempos, tenho recebido um número enorme de mensagens de todo o Brasil e exterior falando sobre o programa e sobre outros tópicos como: as minhas atividades ao longo dos últimos 7 anos representando o país no exterior, minha história de vida, a importância da missão para o país, a influência positiva na motivação de jovens, coragem, etc...

A enorme maioria dessas mensagens são extremamente motivadoras, com textos de apoio, orações, congratulações, etc.

Eu gostaria de poder responder a cada pessoa, que tem dedicado parte do seu tempo para escrever essas mensagens, com um enorme “Obrigado!” Algo realmente do fundo da alma, visto a importância que tem para mim essa sensação de apoio do meu país e esse carinho demonstrado por cada uma dessas pessoas da minha terra, a nação que tanto amo e que, literalmente, coloco a minha vida a disposição para representá-la.

Por razões de tempo, não consigo responder a todos individualmente. Assim, decidi escrever essa mensagem conjunta que, embora seja em tom coletivo, eu espero que toque de forma especial a cada um desses meus compatriotas e amigos(as), a maioria que eu não conheço pessoalmente, mas que com certeza tem um pedacinho reservado com muito carinho no meu coração, da mesma forma que, tenho certeza que eu tenho nos seus. Estejam certos que, em cada momento de minha vida, seja de alegria ou tristeza, seja de tensão durante os instantes mais arriscados da missão, ou mesmo nos instantes em que me coloco perante Deus para agrader, fazer uma avaliação das minhas ações, e pedir pela paz e felicidade dos meus inimigos, dos meus amigos e dos meus familiares, cada um de vocês também está aqui dentro, junto comigo.

Assim, a cada um de vocês eu digo, de forma simples, mas muito significativa para mim, “muito obrigado!”

Aproveitando essa mesma linha de pensamento, e em termos de resposta a alguns poucos, porém completamente justificados, questionamentos que recebi com relação ao macacão da NASA que eu estava vestindo durante aquele teste filmado para o programa de TV, eu gostaria de apresentar aqui satisfações, pedir desculpas e assumir completamente a responsabilidade pelo fato de estar naquele treinamento com o macacão “standard” (padrão) da NASA, assim isentando dessa “culpa”, qualquer outra pessoa ou instituição como NASA, Roscosmos, Globo, FAB ou AEB que, diga-se de passagem, tem realizado um trabalho excelente na coordenação e condução desse marco histórico científico brasileiro que será “Missão Centenário” (em referência ao centenário do vôo de Santos Dumont).

O fato ocorreu da seguinte maneira:
O macacão previsto para atividades nesse centro de treinamento é o macacão da Roscosmos. Assim, na viagem para cá eu não trouxe comigo qualquer outro macacão de vôo (FAB ou NASA).
Na Roscosmos, de modo diferente da NASA, não existe um macacão “standard” (padrão). Para cada cosmonauta é feito sob medida, nas cores e com os símbolos do respectivo país, um modelo exclusivo de macacão, não havendo portanto nenhum macacão “extra” em estoque.
O meu macacão previsto na Roscosmos, com as nossas cores e símbolos, ainda não ficou pronto. Contudo, exatamente para a realização daquele teste específico, era adequado o uso de algum macacão de vôo.
Assim, emprestei um macacão “standard” NASA de treinamento para executá-lo.
Ao chegar no local de treinamento, me deparei com a equipe de filmagem. Obviamente eu não havia sido informado que aquele teste seria filmado. Naquele momento eu tinha duas opções: dar prosseguimento na atividade conforme o cronograma, ou solicitar cancelamento ou adiamento do treinamento devido ao macacão. Eu decidi dar prosseguimento no treinamento baseado nos seguintes fatores: a urgência no cronograma de treinamento devido ao curtíssimo tempo disponível até a decolagem da missão, e por acreditar que, depois desses anos todos representando o Brasil, carregando a nossa bandeira, colocando a vida a disposição do país, falando e agindo sobre patriotismo, sobre a necessidade o orgulho de ser Brasileiro, etc, talvez já estivesse completamente claro que, muito maior, mais importante e profundo que a bandeira costurada na roupa que eu vestia, seria vista a bandeira brasileira que está para sempre estampada no meu peito, no meu coração.
Portanto o treinamento foi executado e, conforme eu esperava, a maioria gigantesca dos brasileiros esteve completamente alinhada comigo e minha história, reconhecendo de pronto o meu coração verde e amarelo. Porém, por coerência com o meu caráter, em satisfação aos questionamentos, que embora tenham sido poucos, são completamente justificáveis, era necessário que eu apresentasse os fatos, assumisse a inteira responsabilidade e pedisse desculpas a essas pessoas por qualquer desconforto que tenha causado.

Finalmente eu gostaria de enfatizar novamente o meu agradecimento, de coração, por todas as milhares de mensagens de apoio e carinho que tenho recebido.

A todos, MUITO OBRIGADO!

Muita Paz, Saúde e Felicidades!

Grande abraço,

Marcos Pontes